Hotéis no Peru

24 jun

Meu primeiro post sobre o Peru será acerca dos hotéis em que ficamos no período em que eu e meu marido estivemos no Peru. Acho legal dar a minha opinião, para ajudar as pessoas que pretendem viajar para esse país e não têm idéia em onde ficar.

LIMA:

Hotel Runcu:

Contato: Mara Quispe Málaga
Hotel Runcu
Av. de la Aviación 139 , Miraflores – Lima
(51 – 1) 719 4290 / 241 4949
Fax: (51 – 1) 241 6142
www.hotelruncu.com
reservas@hotelruncu.com

Encontrei por meio da internet. Vi a dica de uma pessoa (não me lembro o nome) que disse que gostou bastante e que eles enviavam uma pessoa para te pegar no aeroporto, com plaquinha e tudo. Isso já me deixou interessada!

Eu adorei esse hotel! Além de ficar em Miraflores, o melhor bairro para se hospedar em Lima, ainda é limpo, confortável e o atendimento excelente! Fiz duas reservas: uma em que ficamos apenas duas noites, pois fomos logo para Cusco e outra na volta de Cusco. Nas duas oportunidades eles deram de cortesia o transfer (traslado) do aeroporto ao hotel. Além disso, sempre que precisamos de alguma dica e de táxi eles foram super solícitos!

O café da manhã é muito bom e começa às 07h00. Você precisa escolher algumas opções no dia anterior e o horário em que vai tomar café. Mas isso não é tão rigoroso. Esquecemos algumas vezes de fazer a escolha no dia anterior e não houve problema algum! Ah, no nosso caso, quando íamos tomar café havia um cartãozinho com os nossos nomes, com o nº do quarto e um “bom dia”, escrito em português mesmo 🙂 Achei legal e bem atencioso. Se escolher ficar nesse hotel, não deixe de conversar com os garçons que servem o café da manhã, pois eles adoram dar dicas sobre a cidade e sobre o Peru.

Outro ponto que achei bastante positivo: Após voltarmos de Cusco, nós ficamos mais algumas noites nesse hotel. Mas durante esse período, viajamos para Trujillo e ficamos dois dias lá (uma noite) e deixamos nossas malas no Hotel Runcu. Deixamos no quarto mesmo porque não queria ficar fazendo check in e check out toda hora e não tivemos nenhum problema!!! Super seguro.

Além disso, nosso vôo para Trujillo era bem cedo e, por isso, não ia dar tempo de tomar café no hotel. Sem pedirmos nada, eles falaram que poderiam preparar um lanche para a gente comer no aeroporto. Gente, no dia da viagem, às 05h00 (da manha!!) o nosso lanche estava prontinho na recepção. Eles prepararam duas bolsinhas plásticas transparentes com:  um sanduíche de queijo e presunto, um iogurte e um suco de caixinha que foi o nosso café da manhã!!! Adoramos!!!!!!!

Ou seja: recomendado!!!

Preço: USD: 84.50.

CUSCO

La Morada hotel

kurkurpata 230 San Blas – Cusco – Peru

Phone:0051-84-232663

Esse foi o hotel mais barato da viagem. Reservei pelo booking depois de procurar muito e não me arrependi!

É um hotel simples, mas muito acolhedor. Os quartos são amplos, muito limpos, confortáveis e com água quente, essencial para um lugar frio como Cusco. Os quartos são equipados com frigobar (nem todos os hotéis possuem um), fogão, cafeteira, pratos, copos e talheres, ajudando aqueles que pretendem economizar com alimentação. Além disso, o lugar é bastante tranquilo, o que permite uma excelente noite de sono após um dia cansativo, de muita caminhada.

O atendimento foi muito bom e o café da manhã é razoável. Digo razoável porque o café era solúvel e as opções poucas, já que o café é servido no quarto. No entanto, há um ponto positivo: servem no horário que você quiser! Assim, no dia em que tivemos que pegar o trem para Machu Picchu na estação Poroy (a uns 30 minutos de Cusco), às 05h00 em ponto da manhã eles serviram o nosso café.

O único porém é que o hotel fica em uma ladeira e a subida é bastante puxada na altitude de 3.300 metros de Cusco. Cansa um bocado, principalmente depois de um dia inteiro no Vale Sagrado. Dá uns 10 minutos até a plaza de armas. Mas, o valor da diária e o conforto do quarto compensam.

Apesar de ser a 10 min da plaza de armas, o lugar tem lojinhas e é movimentado. Voltamos por volta das 22h00 para o hotel todos os dias e não tivemos problema algum com segurança.

Também deixamos nossas malas lá quando fomos a Machu Picchu, pois levamos apenas bagagem de mão (o que recomendo, pois facilita muito a estadia em Machu Picchu, principalmente porque o check out é às 09h00 na maioria dos hotéis em virtude dos trens que chegam às 10h00) e não tivemos problemas.

Também recomendado!

Valor: USD 60.00.

MACHU PICCHU – Águas Calientes

Hotel La Cabaña

Rocio Hidalgo
Departamento de Reservas y Ventas
Oficina Cusco: Calle Heladeros 157. Of. 157 Of. 22  TLF/Fax: 0051(084) 263230
Aguas Calientes: Av. Pachacutec Mz. 20 Lt. 3 I TLF/ Aguas Calientes: 0051(084) 211269 – 0051 (084) 211048
Msn: reservas@lacabanamachupicchu.com
E-mail: reservas@lacabanamachupicchu.com
Web Page: www.lacabanamachupicchu.

 Foi o hotel mais caro da viagem! Encontrei procurando no tripadvisor e estava bem cotado pelos hóspedes. Pelo que percebi os hotéis melhores de Águas Calientes são mais caros mesmos. Há poucos hotéis e alguns albergues. Na época, só encontrava hotéis ou mais caros ou muito ruins. Detalhe: reservei quase dois meses antes.

Pois bem: o hotel é simples, mas bem arrumadinho e charmoso e tem um restaurante. Os quartos são confortáveis, limpos e possuem água quente (também indispensável). Um ponto parecido com o de Cusco é que também fica em uma ladeira (o que é bastante comum na cidade), mas menos íngreme. É bem localizado, já que a cidade (ou melhor, povoado) é bem pequena, e há vários restaurantes ali perto. Chega-se facilmente e de forma rápida à estação de trem (tudo à pé –  não dá para andar de táxi lá dentro e nem precisa) e ao ponto de ônibus, apesar de estar em uma ladeira.

Contudo, se puder, entre em contato antes e peça um quarto no primeiro andar, para evitar subir mais escadas. Algumas pessoas no tripadvisor reclamaram de barulho, mas, sinceramente, depois de um 04 horas de trem, uma ou duas horas na feirinha de artesanato e uma caminhadinha pelo pequeno povoado (além do cansaço dos passeios em Cusco), não escutei barulho algum! Dormi feito uma pedra (e olha que tenho o sono leve…).

Quando chegamos na estação de trem, havia um rapaz com uma placa do hotel e com nossos nomes. Ele nos acompanhou até o hotel e nos mostrou onde devíamos comprar as passagens de ônibus. Bem atencioso. (Ah, enviamos antes o itinerário do trem para eles saberem o horário em que chegaríamos).

No dia seguinte cedinho (04h30 da manhã), ao sairmos para pegarmos o ônibus para Machu Picchu, descobrimos que a diária era apenas até às 09h00. Como não tínhamos a intenção de voltar das ruínas antes das 11h00, fechamos a conta do hotel e deixamos a mala pequena (bagagem de mão) com eles, em uma espécie de guarda-volumes (na verdade, eles colocam o número do quarto na mala e você fica com um ticket para pegar a mala depois e eles a colocam debaixo da escada que leva aos quartos, com outras malas. Como não tínhamos opção, arriscamos. Mas deu tudo certo. Quando voltamos, nossa mala estava lá, aguardando-nos).

Quanto ao café da manhã, não posso comentar, já que saímos cedo e por isso levamos sanduíches e suco de caixinha para as ruínas e comemos assim que chegamos lá, com a linda vista de Machu Picchu à nossa frente 🙂

Resultado: Vale a pena procurar para ver se há outros bons hotéis com melhores tarifas ou mais próximos da praça (fora da ladeira). Mesmo assim, o hotel vale a pena ser considerado, ficaríamos novamente caso não encontrássemos um similar com tarifas mais baratas.

Valor: USD 110.00.

TRUJILLO

HOTEL PARAISO- TRUJILLO
Jr. San Martín 240
Tlf. (044) 200073 / 201909
RPM # 344 126
RPC: 979358488
www.hotelesparaiso.com.pe

Esse foi o hotel mais simples em que ficamos. O quarto é bem simples, mas tem frigobar e água quente. A cama, embora menos confortáveis do que as dos outros hotéis, foi suficiente para uma boa noite de sono depois de irmos a El Brujo.

O atendimento foi muito bom, inclusive foi o hotel que entrou em contato com a agência de turismo com a qual fizemos os passeios lá e que gostamos muito.  Os lençóis eram limpos, mas as toalhas nos decepcionaram. Sou muito chata com limpeza em hotel. Na verdade, isso é uma das coisas que mais prezo quando procuro hospedagem: limpeza. Julgo isso como uma parte essencial para o conforto em uma viagem. Como disse, os lençóis estavam limpinhos, mas as toalhas não. Estavam encardidas e pareciam ter sido lavadas apenas com sabão em pedra. Pedimos novas toalhas e nos trouxeram outras ainda encardidas, mas pelo menos tinham cheiro de água sanitária. De qualquer forma, foi desconfortável por isso.

A localização do hotel é boa. Fica a uma quadra e meia da plaza de armas e o café da manhã é razoável. Há um restaurante no hotel, mas não gostamos da comida.

Um ponto positivo, além da localização, foi que ficamos até às 20h00 do dia seguinte (quando voltamos para Lima) e nos cobraram apenas uma diária em vez de duas. Não sei se foi por causa das toalhas…

Se fosse novamente a Trujillo, buscaria outro hotel só por causa das toalhas.

Valor: 185 soles peruanos. Aproximadmente 69 dólares.

Esses foram os hotéis que ficamos. Espero que os comentários lhe ajudem a escolher um hotel nessas cidades. Em breve postarei outras dicas e comentários sobre o Peru.

Abraços!

Deixe um comentário